Saúde

UCPel realiza convênio com cubanos por combate ao Alzheimer

Laboratório de Neurociências Clínicas do PPG em Saúde e Comportamento fechou parceria com Centro de Pesquisa Cubano

Divulgação -

Um novo fármaco desenvolvido pelo Centro de Investigación y Desarrollo de Medicamentos (Cidem/Cuba), com potencial uso à doença de Alzheimer, será testado no Laboratório de Neurociências Clínicas do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel). A parceria envolve ainda a participação do Laboratório de Síntese Orgânica (Universidade de Havana, Cuba), e visa comprovar os efeitos neuroprotetores de um composto híbrido multi-alvo que possui ação contra morte celular (anti-apoptótica), antioxidante e anti-inflamatória.

Conforme o coordenador do PPGSC, professor Adriano de Assis, os testes já realizados pelo Centro de Pesquisas Cubano com o medicamento de múltiplo mecanismo obtiveram resultados promissores em modelos experimentais que mimetizam doenças como parkinson e isquemia cerebral. “Acreditamos que também será possível obter bons resultados com esse fármaco em estágios iniciais da doença de Alzheimer”, diz.

Para fazer os testes, o docente da UCPel utilizará um modelo in vitro, desenvolvido durante seu intercâmbio na Universidade de Lausanne, Suíça. “Neste modelo iremos utilizar agentes estressores às células similares aos agentes que estão envolvidos na doença de Alzheimer. Nossa hipótese é que o fármaco possa prevenir os efeitos, principalmente, de radicais livres”, explica.

O modelo in vitro desenvolvido pelo docente da UCPel analisa as alterações moleculares precoces produzidas pela doença de Alzheimer. Desenvolvido em parceria com o pesquisador Luc Pellerin, atualmente professor da Universidade de Poitiers (França), o modelo in vitro do PPG da UCPel é pioneiro e surgiu a partir da hipótese de que o início a doença de Alzheimer ocorre devido a uma diminuição energética nos neurônios.

Parceria
A parceria do Núcleo de Pesquisa em Neuronergética e Neuroproteção (NUPENN) do PPGSC/UCPel, coordenado pelo professor Assis, e Yanier Nuñez-Figueredo do CIDEM/Cuba começou em 2018. Três artigos elaborados conjuntamente sobre o funcionamento de moléculas multi-alvo (medicamento de múltiplos mecanismos) já foram publicados.

No final de 2021, o docente e coordenador do PPG Saúde e Comportamento foi contemplado pelo Edital FAPERGS 07/2021 - Programa Pesquisador Gaúcho - PqG. Os recursos provenientes deste edital serão utilizados no projeto em parceria com o grupo cubano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quadra desaba em escola da Tablada Anterior

Quadra desaba em escola da Tablada

Ceron ganha equipamento que pode manter o cabelo durante quimioterapia Próximo

Ceron ganha equipamento que pode manter o cabelo durante quimioterapia

Deixe seu comentário